tag:blogger.com,1999:blog-51008434978343757142024-02-20T18:03:54.628-08:00Páginas cristãsPáginas cristãshttp://www.blogger.com/profile/15798537269836874281noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-5100843497834375714.post-53969434724285514642013-01-19T03:11:00.001-08:002013-01-19T03:11:42.362-08:00
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Textos no facebook entre primeiro de julho a 29 de dezembro de 2012<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Sobre o Papa João Paulo
II</span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">A vida dele é muito
interessante. Órfão de mãe muito cedo, é acompanhado pelo pai até uns 20 e
poucos anos, ele enfrenta a guerra já sozinho. Amava o teatro, por pouco não
seguiu a carreira. A vocação é lenta, brotou com o exemplo vindo do pai. Viveu,
se formou num período austero, sua amada Polônia ora invadida pelos nazistas,
ora pelos russos. Foi o país da Europa Oriental mais invadido e que
simultaneamente <span style="mso-spacerun: yes;"> </span>com mais intensidade manteve
sua identidade religiosa. Mesmo padre não deixou de encontrar dificuldades,
afinal, religião católica era a própria identidade polonesa, mesmo assim soube
impor um estilo próprio em suas obras de filosofia e teologia. Queria uma
igreja mais aberta, não tão afeita a uma dimensão polaca. Sua ascensão na
hierarquia na Igreja foi cercada de surpresa. Sua indicação para Bispo, por
exemplo, não decorreu de uma indicação<span style="mso-spacerun: yes;">
</span>consensual, era considerado muito novo. Adorava esporte, chegou a esquiar
até aos 72 anos. Em uma casa de veraneio, no interior da Itália, chegou a
construir uma piscina para praticar natação. O que causou espécie ... um Papa
nadando. Enfim, tinha uma saúde de ferro ... que mais ? <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">para 9 de dezembro <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Encontro de família -
não há nada mais banal que encontro de família. Pelo encontro se celebra as
miudezas da vida, os pequenos detalhes. Usualmente<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>não há pompa ou circunstância, sem palestra
ou troca de salvas. Os encontros, as palavras, tudo muito simples e direto (ou
indireto). Não há na existência humana algo que não venha a passar pela família
(ou pela ausência dela). A família é tão fundamental que na ausência desta se
sente justamente a sua ausência. Nela se celebram os grandes momentos da vida,
ou seja, o nascer, o crescer, o amar, o morrer. Ontem participei de um momento
único na minha vida, talvez nunca mais se repita, ou seja, participei de uma
bodas de diamante (60 anos de casados). Encontro simples, direto, mas com uma
carga de vida fantástica, quanta memória, quanta história e quanto amor!</span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">em 2 de dezembro <o:p></o:p></span></div>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Tempo de advento -
hoje, quem for à missa se deparará com o chamado início do tempo litúrgico.
Cada católico, deste modo, vive o tempo civil, que está para terminar, assim
como o tempo litúrgico recém-finalizado com a festa do Cristo Rei e reiniciado
com o tempo de Advento. O tempo litúrgico prefigura a vida de Jesus Cristo. A
Igreja Católica, esta instituição cristã mais antiga , que em pleno século XXI
continua em forma , em que pese todos os acidentes e incidentes, convida a
todos a participar deste grande momento que é o nascimento de Jesus Cristo. Uma
pessoa que no espaço de três anos de vida pública, sem deixar nada escrito,
porém deixando em seu lugar um grupo que teria a tarefa de continuar aquilo que
iniciou , marcou definitivamente a história humana. Trata-se de um grande
mistério ! <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">em 25 de novembro </span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Qual o sentido da vida
? (1) - Em primeiro lugar, a vida precisa ter sentido ? Se a vida não precisa
ter sentido tanto faz ser um assassino, ladrão, corrupto, estuprador, pedófilo
... que mais ? Tudo passa a ser igual ! Assim, a vida precisa ter sentido !
Qual ? Há bons anos atrás, diria quase trinta anos, quando então realizava meu
mestrado em geografia pela UFRJ, discutimos um texto de Hannah Arendt na qual a
pensadora distinguia o que viria a ser homo sapiens e homo faber. O primeiro
seria a base da natureza humana voltada para o saber, o conhecer, a reflexão,
enfim; já o homo faber seria uma deturpação neste processo, ou seja, o peso do
trabalho, o ritmo da vida ditado pelo trabalho cada vez mais subtraia da pessoa
um tempo necessário para refletir. O mundo do trabalho que não foi tão marcante
em outros tempos , no nosso adquire uma notória ascendência. Pois bem, hoje, se
viesse a ter a mesma discussão conviria tratarmos agora do homo link, ou seja,
as pessoas são o que são por força de sua conexão com o mundo virtual, mas a
partir disto conviria retomarmos a crítica de Hannah não no sentido de<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>revalidá-la, ela não viveu nosso tempo para
poder melhor entender o que ora nos ocorre , mas entender que há uma nova forma
de alienação via link. Explico-me : a pessoa se relaciona com o mundo virtual
de forma instantânea, imediata, rápida, na internet não há cultura, há
informação. Quando nos deparamos com grandes obras, tais como, Divina Comédia
(Dante Alighieri), Dom Quixote (Miguel Cervantes) , Os Lusíadas (Luís de Camões
) , Romeu e Julieta (William Shakespeare), Sertão e Veredas (Guimarães Rosa)
etc. se percebe que suas respectivas produções<span style="mso-spacerun: yes;">
</span>ao fim e ao cabo têm uma reflexão sobre a condição humana em suas várias
facetas, nunca ocorreria via homo link, por exemplo. Cada um dos autores passou
pelo momento da solidão, da reflexão, enfim, da maturação da sua forma de
conceber o mundo e nele transitar, isto se chama cultura que nos ajuda a buscar
um sentido .<o:p></o:p></span></div>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">dia 2 de novembro <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">Dia dos mortos - hoje (2/11) é dia dos mortos ! Convém pensar no nosso
futuro. É necessário pensarmos na morte! O ser humano se é quando se projeta
para o futuro. Ele ambiciona! A morte o ajuda a temperar a vontade, nos ajuda a
calcular! Santo Agostinho, em Confissões, nos mostra o quanto somos divididos,
somos uma busca em ser e a paixão nos atinge, a luta interior! Qual o sentido
do caminho ? Ao fim e ao cabo ele está em nossas mãos! Nós deliberamos. A morte
nos amuderece, nos faz considerar os atos à luz de uma trajetória, afora isto,
há a própria evolução do corpo. Somos uma busca de ser contando com um corpo,
este tem um ritmo próprio. Por isto acredito em Deus; não se é possível
imaginar que o ser humano seja estritamente corpóreo, matéria, ele é mais! Tem
o dedo de Deus. <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">dia 28 de outubro -<o:p></o:p></span></div>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">Uma pérola - hoje , na missa dominical, o padre era um senhor de idade
avançada e de quando em quando tropeçava na ordem da sequência litúrgica. No
sermão começou de forma protocolar mas no decorrer da homilia começou a aquecer
o tema quando saiu do tema propriamente doutrinário (mais afeita às discussões
do mundo eclesial e teológico) e adentrou no mundo cotidiano e no que ele
ensina, tal como sempre fez Jesus Cristo com suas parábolas, assim a homilia
terminou de forma muito viva ao relatar o caso de uma menina que procurou um
padre que era cego e lhe ofereceu um de seus olhos, isto diante de uma mãe
estarrecida. E dali o padre tirou lições . Bom, ao final da missa , uma freire
conclamou a assembléia que cantássemos os parabéns para aquele padre já que
neste mês (outubro) ele comemorou 90 anos, isto mesmo, 90 anos! Aí vem a parte
saborosa - ele ao agradecer estabeleceu a diferença entre a velhice e o idoso;
ele se julga idoso, mas não velho . O idoso é jovial, brinca, ilumina, o velho
não , é amargo, sempre reclama. O velho é incapaz de olhar para o futuro (mesmo
pequeno) , só olha para trás de forma amarga. O idoso não, ainda acredita! <o:p></o:p></span></div>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">face em<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>6 de outubro <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">São Josemaria Escrivá - há dez anos atrás Josemaria Escrivá (1902-1975) era
considerado santo pela Igreja Católica. Com ele, no espaço de uma semana,
mencionei três santos que formaram e formam minha identidade católica. Nada
mais dispare compararmos São Francisco de Assis, Santa Terezinha e São
Josemaria Escrivá em termos de época, situações vividas e mensagens; no
entanto, o substrato é comum. O que torna alguém católico? Isto decorre de uma
busca, de uma entrega , de um encontro, desencontro, há uma vida em curso; mas
não uma vida comum como tomar café e ir trabalhar, esta apenas esconde o
mistério da vida. A rigor, a vida é um mistério e para decifrá-la não basta
tomar café e ir trabalhar. Ao fim e ao cabo a consideração deste mistério, a
busca de uma resposta , pertence a um roteiro que cada um cabe percorrer;
percorri o meu, as pessoas mencionadas muito me ajudaram.<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">São Francisco de Assis foi a porta de entrada, mas até hoje continuo
utilizando-a; Santa Terezinha, dos três a única doutora da Igreja, só vim a ter
noção de seu porte quando li com cuidado seu livro; já São Josemaria Escrivá
pertence a uma fase mais adulta enfatizando a importância da vida ordinária. <o:p></o:p></span></div>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">face em 4 de outubro </span></div>
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-fareast-language: PT-BR; mso-no-proof: yes;"><o:p></o:p></span><br /></div>
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">São Francisco de Assis
-<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>hoje, 4 de outubro , é dia de São
Francisco de Assis (1182-1226) . Já estive em sua cidade, na Itália, é
impressionante a sua marca. A cidade praticamente parou. É possível notar
claros traços medievais mesmo após 830 anos. É uma expressão do quanto o espírito
se sobrepõe à matéria. Aliás, a espécie humana é fruto desta vitória, afinal, o
ser humano não é forte como um gorila, não tem uma visão poderosa como o de uma
águia, nem audição de um morcego , nem o olfato de um cão; porém, quem constrói
a história é a espécie humana por força de sua criatividade, capacidade de
superação, e , fundamentalmente, esperança.</span><span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;"><o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">face em 30 de setembro<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">Santa Terezinha - hoje, dia 30 de setembro, é dia de Santa Terezinha
(1873-1897). Faleceu com 24 anos e foi declarada doutora da Igreja em 1997 por
João Paulo II. Ora, como uma jovem de 24 é considerada como doutora da Igreja ?
Foi isto que considerei ao comentar sua obra -<span style="mso-spacerun: yes;">
</span>História de uma alma - em <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;"><a href="http://www.feth.ggf.br/SantaTerezinha.htm">http://www.feth.ggf.br/SantaTerezinha.htm</a></span></div>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">face em 27 de agosto <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">Catolicismo (VII) - Neste último domingo a missa utilizou um texto que
costuma receber severas críticas por parte das mulheres, a saber:
"Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres sejam submissas
a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo
é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. Ora, assim como a
igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus
maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>amou a Igreja e se entregou por ela, para
santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para
apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro
defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim os maridos devem amar as
suas mulheres como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si
mesmo. Certamente ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário,
cada qual a alimenta e a trata, como Cristo fez à sua Igreja - porque somos
membros de seu corpo. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua
mulher e os dois constituirão uma só carne ( Gen 2,24). Este mistério é grande,
quero dizer , com referência a Cristo e à Igreja. Em resumo, o que importa é que
cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite a seu
marido." (passagem encontrada em Efésios 5 , 21-33. )<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">Comentário - o presente texto pode ser visto como uma espécie de hino. Ele
vaga, balança, senão vejamos : o texto começa tratando de iguais ...
"sujeitai-vos uns aos outros" .... mas depois desequilibra ...
"mulheres sejam submissas a seus maridos" mas depois retorna ...
"como Cristou amou a Igreja e se entregou por ela" ... Ou seja,
trata-se de uma submissão feminina a quem está disposto a morrer por ela! A
rigor, são duas submissões, no resumo do texto isto fica claro, ou seja, uma
mulher submissa a um homem disposto a morrer por ela. Não é a mulher que morre,
é o homem, assim como, quem sai de casa não é a mulher, é o homem! No mistério
da relação entre Cristo e Igreja temos uma influxo deste mesmo mistério na
relação entre homem e mulher numa perspectiva católica.<span style="mso-spacerun: yes;"> </span><o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">face em 12 de agosto <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span lang="PT" style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT;">Catolicismo (VI ) - "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de
Deus" . Esta é uma orientação que inspira a Igreja Católica! Ora com
sucesso, ora sem sucesso, ora mais, ora menos, o fundamental é que há uma
secularidade benigna nas atividades humanas, não hostil à religião. Há uma
arte, uma economia, um sport etc. que não precisam ter chancela religiosa !
Nisto encontra-se grande parte da força da chamada civilização ocidental; o seu
drama atual está que agora ollha muito mais<span style="mso-spacerun: yes;">
</span>para César do que para quem a sempre inspirou. <o:p></o:p></span></div>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">face em 3 de agosto <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">A afeição humana vem se
tornando canina, felina, eqüina, bovina e tudo que possa se tornar. Num único
dia passei por três cenas, na primeira uma vizinha chegando em casa fala -
mamãe chegou ! Falava para sua gata. Na rua, uma senhora levava<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>num carrinho de bebê um pequeno cão. Mais
tarde, uma outra pessoa , com todo esmero e carinho levava numa espécie de
coberta um pequeno cão ou gato. <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Já vi programa de tv
divulgando a ideia - ao seu bebe<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>dê um
cachorro ! Um mensagem subliminar clara, dê um bicho e não outro irmão! <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Esta humanização
daquilo que não passa de um bicho vem quebrando uma noção elementar de
solidariedade e de atenção ao outro. É uma diminuição do padrão afetivo afinal
bicho é bicho. Não há gato cientista, cão desportista com jogadas geniais,
cavalo que escreva ....<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">A rigor, isto significa
muita solidão ! <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Para combatê-la há de
se usar meios! <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Não há na história
humana comprovação de que uma pessoa possa ser o que vem a ser a partir de
convívio com bicho. O humano torna-se tal na convivência com outro igual.
Aprende a falar, a escrever ,<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>a recitar
, a tocar instrumento ! Bicho algum ensina isto. <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">face em 2 de agosto<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Oração - quando faço
oração à tarde, às 16 h. por exemplo, me vem a ideia que minha vida se encontra
a esta hora, ou seja, o dia está claro ( minha vida está ativa), mas não tem
mais o calor do meio dia. O dia está claro mas não tenho mais a mesma
expectativa de futuro que a vida teria se simbolicamente estivesse se
iniciando, como se nos encontrássemos às 8h. da manhã. <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Porém, no dia seguinte,
de manhã, às 6 h. numa nova oração , mesmo percebendo que minha vida se
encontra às 16 h. mas hoje, dia 2 de agosto, tenho todo<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>dia pela frente. <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">É bom viver, a oração
nos introduz numa perspectiva mais simples e profunda do viver. <o:p></o:p></span></div>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">face em 28 de julho <o:p></o:p></span></div>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Catolicismo ( V ) A
sexualidade na Bíblia significa ato de conhecer. E Abraão conheceu Sara e esta
gerou Isaac. <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">A sexualidade na<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>perspectiva do Evangelho valoriza<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>a mulher. "Deixarás pai e mãe e
unir-se-á a uma mulher e constituirá uma só carne" Qual a reação
encontrada no próprio Evangelho ? Não vale a pena se casar ! Parece que ainda
hoje continua o mesmo pensamento ...<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Agora, sendo a
sexualidade tão valorizada como podemos compreender a virgindade e o celibato ?
Estes são possíveis para alguns. É como se o mais alto grau da radicalidade da
vontade humana se expresse desta forma.<o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">As pessoas mais
insignes encontradas na história da Igreja Católica estão entre estes. <o:p></o:p></span></div>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">face em 21 de julho e
2012 <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Catolicismo ( 4 ) - a
raiz do catolicismo é judaica: Jesus Cristo , um judeu; Maria, uma judia;
Pedro, outro judeu. O catolicismo deve muito ao judaísmo; a diferença está que
o catolicismo não se limitou a ele ... vinho novo em odres novos. O catolicismo
não se constituiu enquanto um povo, é composto por povos, mas o judaísmo se
concebe um único povo. Um dos povos que mais tem sofrido na história humana,
único na história que tendo território o perdeu para então recuperá-lo séculos
depois (sem que sua tradição e cultura se dissipasse). Este lado sofrido do
povo judeu tem muito a ver por ser a expressão da transcendência na história
humana que , por sua vez, reluta tenazmente em aceitar. Bem disse Jesus Cristo
, não somos deste mundo e Santo Agostinho muito apropriadamente escreveu sobre
as duas cidades. <o:p></o:p></span></div>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">face em 15 de julho de
2012 <o:p></o:p></span></div>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Catolicismo ( 3 )
-<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>lá com meus vinte anos não gostava de
D. Eugenio de Araujo Salles. Entendia-o como uma pessoa sisuda e hermética em
seus textos e palestras. Citações e mais citações. Aprazia-me o estilo do então
cardeal primaz que tinha um estilo mais direto e simples em sua comunicação.
Ocorreu, no entanto, ao longo dos anos , melhor conhecer D. Eugenio pela
linguagem dos fatos. A primeira surpresa se deu por uma professora cuja irmã ,
advogada, trabalhava na Pastoral da Favela na Arquidiocese, esta nos revelou
que durante a ditadura ele alugou vários imóveis para alojar perseguidos
políticos. Ainda, o jornalista Elio Gaspari, que sempre demonstrou<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>respeito por D. Eugenio , afirmou num de seus
artigos algo que nunca mais esqueci, a saber, D. Eugenio nunca quis aparecer!
Embora tenha feito muito , por exemplo, a Campanha da Fraternidade , Banco da
providência etc. Um grande homem faleceu nesta semana.<o:p></o:p></span></div>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Face em 7 de julho de
2012 <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">CATOLICISMO ( 2 ) - ao
acompanharmos a história do catolicismo percebemos que esta é marcada pela dor
desde a primeira hora. Ser católico não é algo popular! O católico se distancia
e é distanciado. Está no mundo mas não é do mundo. Ama o mundo sem ser do
mundo. É uma dinâmica, um exercício, uma luta interior constante. A talha de um
católico está justamente nesta vida interior/luta interior. Vida interior/luta
interior significa a percepção de que em sua carne encontra-se o sobrenatural,
no cotidiano encontra-se o eterno. <o:p></o:p></span></div>
<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">Face em 1 de julho de 2012 </span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;">CATOLICISMO ( I )
-<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>o catolicismo surge na história humana
sob a <i style="mso-bidi-font-style: normal;">signe</i> da destruição. A cruz é
uma tentativa desesperada de destruí-lo na pessoa de seu líder. O Evangelho
antes de ser uma doutrina é um relato de um acontecimento. Desde então até os
dias atuais o católico está constantemente versado na ideia de que desaparecerá
. Dizer que o Brasil já foi católico e é menos é erro no sentido histórico. Ser
católico não é o ato de denominar-se como tal, se antes as pessoas o faziam e
hoje o fazem menos isto não traduz qual o nível de vida interior encontrado.
História por história não vejo grande diferença entre o século XIX com o
momento atual em termos de vida interior. No século XIX nós tínhamos
escravidão, por exemplo, atualmente temos Bolsa Família e salário mínimo que
significam a versão moderna da escravatura. <o:p></o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 14pt; line-height: 115%;"><o:p> </o:p></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<o:p><span style="font-family: Calibri;"> </span></o:p></div>
Páginas cristãshttp://www.blogger.com/profile/15798537269836874281noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5100843497834375714.post-19339374764853837712012-07-09T09:04:00.000-07:002012-07-09T09:04:06.495-07:00<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<span style="font-family: Calibri;">Reflexões expostas no facebook <span style="mso-spacerun: yes;"> </span>durante 2012 </span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<br /></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-size: 20pt; line-height: 115%;"><span style="font-family: Calibri;">Face em 7 de julho de 2012 <o:p></o:p></span></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<br /></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Calibri;">CATOLICISMO ( 2 ) - ao
acompanharmos a história do catolicismo percebemos que esta é marcada pela dor
desde a primeira hora. Ser católico não é algo popular! O católico se distancia
e é distanciado. Está no mundo mas não é do mundo. Ama o mundo sem ser do mundo.
É uma dinâmica, um exercício, uma luta interior constante. A talha de um
católico está justamente nesta vida interior/luta interior. Vida interior/luta
interior significa a percepção de que em sua carne encontra-se o sobrenatural,
no cotidiano encontra-se o eterno. </span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<br /></div>
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<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<span style="font-size: 20pt; line-height: 115%;"><span style="font-family: Calibri;">Face em 1 de
julho de 2012 <o:p></o:p></span></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<br /></div>
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<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Calibri;">CATOLICISMO ( I ) -<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>o catolicismo surge na história humana sob a <i style="mso-bidi-font-style: normal;">signe</i> da destruição. A cruz é uma
tentativa desesperada de destruí-lo na pessoa de seu líder. O Evangelho antes
de ser uma doutrina é um relato de um acontecimento. Desde então até os dias
atuais o católico está constantemente versado na ideia de que desaparecerá .
Dizer que o Brasil já foi católico e é menos é erro no sentido histórico. Ser
católico não é o ato de denominar-se como tal, se antes as pessoas o faziam e
hoje o fazem menos isto não traduz qual o nível de vida interior encontrado.
História por história não vejo grande diferença entre o século XIX com o
momento atual em termos de vida interior. No século XIX nós tínhamos
escravidão, por exemplo, atualmente temos Bolsa Família e salário mínimo que
significam a versão moderna da escravatura. </span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<br /></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<br /></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<span style="font-size: 22pt; line-height: 115%;"><span style="font-family: Calibri;">face em 29
de abril <o:p></o:p></span></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<br /></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Calibri;">"Exigimos insistentemente
que os<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>direitos humanos e os direitos do
cidadão sejam respeitados! Esses direitos são indispensáveis ! Não podem ser
atribuídos em forma de concessão. O homem nasce munido desses direitos e
procura exercê-los ao longo de sua existência. Quando eles não podem ser
exercidos nem aplicados, o homem então se rebela! E não poderia ser de outra
forma, pois ele é homem. Sua honra o exige! [...] O homem que se sente tolhido
é capaz de tudo . A polícia e as prisões não proporcionam qualquer resposta .
Elas simplesmente elevam o preço que no fim das contas será necessário pagar.
Um único caminho leva à paz e à unidade nacional: o que passa por um respeito
absoluto dos direitos humanos , dos direitos dos cidadãos e dos
poloneses!"</span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Calibri;">Alocução emitida durante
procissão Corpus Christi por Karol Wojtyla em 6 de junho de 1977 tendo a
concorrência de vários jovens que então fomentavam um movimento - Comitê
Estudantil Solidariedade (SKS por se tratar de um movimento polonês), este
mesmo movimento mais tarde enseja um outro, realizado por operários, liderados
por Lech Walesa, cujo seu sindicato é Sindicato Solidariedade. Este movimento
sindical é a pedra angular de toda mudança que se deu no Leste Europeu a partir
de então. </span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Calibri;">(Trecho encontrado em João Paulo
II (biografia) de Bernard Lecomte pela ed. Record (2005, p. 264-265))</span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<br /></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<span style="font-size: 24pt; line-height: 115%;"><span style="font-family: Calibri;">face em 6 de
abril <o:p></o:p></span></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<br /></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Calibri;">A essência do cristianismo está
na ressurreição. Cristianismo não é moral, embora a tenha; cristianismo não é
doutrina, embora a tenha;<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>cristianismo
não é religião, embora o seja; o cristianismo é essencialmente uma revelação
apoiada na ressurreição! Numa perspectiva estritamente histórica, não é
concebível que após a crucificação aqueles que ficaram pudessem conceber a
continuidade do que tinha ouvido, a começar pelo<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>seu próprio líder, no caso Pedro, que era um
covarde, tinha receio do que dizia um empregada do templo. De todos os assim
chamados apóstolos, com exceção do mais novo, estavam escondidos quando então
ocorreu o desfecho da cruz. Enfim, algo extraordinário aconteceu à época para
que tenha ocorrido uma total transformação de todo um grupo de pessoas, com
pelo menos onze pessoas, a ponto de passarem a anunciar em praça pública o que
dias antes temiam em anunciar. Ainda, algo extraordinário ainda acontece para
dois mil depois estarmos ainda revivendo aqueles dramáticos momentos. </span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<br /></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<br /></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<span style="font-size: 20pt; line-height: 115%;"><span style="font-family: Calibri;">face em 4 de
abril<o:p></o:p></span></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<br /></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;">
<span style="font-family: Calibri;">Um outro personagem que chama
nossa atenção na Semana Santa é Pilatos. Um homem famoso, dois mil anos depois
é lembrado em cada missa que tenha o credo. Ele, certamente, não poderia
imaginar que seu nome, seu ato, sua escolha, fossem se perpetuar por tanto
tempo. De qualquer modo, Pilatos era um homem de carreira. Estava onde estava,
naquela época, desempenhando uma função de governo. Ocupava um posto e
procurava ascender visando outros, certamente, Jerusalém à época, não era uma
das posições das mais vantajosas dado o contínuo conflito entre a força romana
e os judeus. O lavar as mãos está inserido numa lógica de poder buscando por
aquela atitude um certo compaginamento<span style="mso-spacerun: yes;">
</span>na sua relação com os judeus, em outros termos, buscava agradar os
principais de Jerusalém para com isto amenizar as agruras no trato com os
mesmos. Mas nesta situação, há o divórcio entre a ação política e a ação moral.
Pilatos sabia que Jesus Cristo estava sendo entregue por inveja, que ele era um
justo (sua esposa já o tinha dito), estava diante de uma encruzilhada testando
sua estatura. Ele agiu certo ? Sim no sentido político, não no sentido
POLÍTICO, ou seja, há uma política, aqui entendida na arte do fazer o que é
possível, cuja ação não se nutre apenas por aquilo que estritamente o favorece,
mas também pelo que é necessário fazer. O ser humano tem esta dignidade, o de
buscar o melhor, o de ser melhor. Pilatos buscou o melhor sem ser melhor. Este
passo em falso o fez ser aquele líder lembrado pelo pior do que pode ser
acusado, a saber, o de ser omisso! Ele entrou num estratagema que lhe deu pouco
retorno, logo , logo , eclodiriam novas revoltas judaicas, desembocando na
destruição de Jerusalém em poucos anos e ele passou a ser lembrado pelo trecho
... padeceu sob Poncio Pilatos.<span style="mso-spacerun: yes;"> </span></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<br /></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<br /></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<span style="font-size: 22pt; line-height: 115%;"><span style="font-family: Calibri;">face 2 de
abril<o:p></o:p></span></span></div>
<br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;">
<span style="font-family: Calibri;">É uma semana cheia de personagens, tais como Barrabás ,
Pilatos, os principais de Jerusalém, Maria e tantos<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>outros. Mas destes um que chama atenção é
Judas Iscariote, um ladrão (assim caracterizado no Evangelho de São João). Pois
bem, num dado momento ele tem a oportunidade de realizar um grande negócio,
provavelmente o maior que realizou em toda sua vida, ou seja, com uma traição
ganha 30 moedas de prata, uma considerável soma à época. Porém, ganha a
quantia, em vez de aproveitar a situação, ele se mata! Ele não precisava ter
traído, se não o fizesse ao menos contaria com mais tempo de vida, mas se traiu
porque não aproveitou a situação dada pelo dinheiro? Se matando ele não só
deixou de usufruir da riqueza mas da própria vida. Que fracasso! Numa
perspectiva religiosa, ele estaria no inferno? Sobre isto a Igreja Católica não
tem uma posição categórica por força justamente da forma como Judas concluiu
sua trajetória. </span></div>Páginas cristãshttp://www.blogger.com/profile/15798537269836874281noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5100843497834375714.post-70132897717473534082011-12-29T08:38:00.000-08:002011-12-29T08:38:44.483-08:00Religião e política - reflexõesReligião e política – reflexões (a) A dignidade de um sacerdote<br />
<br />
A vida de um sacerdote católico gira em torno do sacrifício eucarístico. Não sendo assim, não há porque ser padre! <br />
<br />
A vida de um padre é um ato de entrega, gozosamente e sacrificadamente aceito! <br />
<br />
A vida de um padre é a prova cabal de que Deus existe! Podemos aferir Deus pela carne do padre, ou seja, pelo comportamento e pela sua palavra. Precisamos desta fonte! <br />
<br />
Não são poucos os casos de que um único padre, apenas um, produzir uma diferença enorme. Como arrasta! Arrasta porque tem Deus, trás Deus e leva muitos para junto de Deus! <br />
<br />
Agora, esta presença de Deus na carne de um padre é como o mais precioso perfume em vaso de barro! <br />
<br />
Não são poucos os casos, por este ou aquele motivo, o barro é trincado e a decepção é profunda. Profunda porque o caminho fica mais áspero, mais estéril, e a pessoa exclama: não há Deus! Se ele que ... com tanta condição ... não conseguiu ....<br />
<br />
A coluna da Igreja católica encontra-se em seus sacerdotes! Sobre esta dimensão humana recai uma autoridade que pode ser facilmente dispersa. Assim, um sacerdote tem mais autoridade quanto mais sacerdote se torna. De um sacerdote não se espera outra coisa. Daí a gravidade e excepcionalidade de alguém que decida ser sacerdote. <br />
<br />
Não é obrigatório sê-lo, mas se assim decide, convém ser o melhor! Melhor porque adentra no que é mais caro em casa pessoa, o de falar à sua alma, não propriamente aos seus ouvidos. Cada pessoa dispõe de um santuário e dependendo do calibre de quem o adentre algo fantástico poderá ocorrer, ou não! <br />
<br />
Helio <br />
<br />
Religião e política – reflexões (b) A dignidade da política<br />
<br />
A política só existe no convívio humano por força da carência. Não houvesse carência não haveria política.<br />
<br />
Ar, por exemplo, não se tem política para o ar! Cada um respira o quanto e na freqüência que desejar, não há uma autoridade que regule o quanto cada um possa respirar, mas o mesmo já não podemos falar sobre a água dado o crescente consumo industrial. <br />
<br />
Porém, correlato à carência, que pode ter justificativas várias - naturais, sociais, culturais etc. - a política só ocorre por força de nossa capacidade de intelecção, abstração, e uma natural pulsão de sermos sociais! Dependemos dos outros, buscamos os outros, somos a partir dos outros! Assim, o outro, de um modo ou outro se impõe no radar de nossa preocupação. <br />
<br />
Logo, a política é inerente à existência humana! A política é algo nobre e elemento de primeiro ordem na convivência entre os pares! <br />
<br />
Agora, há política e política. <br />
<br />
Desta que me refiro tem como mote a questão do bem comum, ou seja, um esforço de se compactuar, viabilizar e fazer fluir as relações humanas a partir de meios escassos e demandas crescentes. Mas há a política com p minúsculo onde a junção e coerção estão voltadas para a espoliação e concentração de poder e riqueza. De qualquer forma, o tamanho da letra p está eivada por vários elementos de certo modo circunstanciais. Uma grande liderança, um excelente grupo dirigente, existindo ou não pode vir a fazer diferença para o bem ou para o mal. <br />
<br />
De qualquer forma, é importante gravar isto, a política é algo bom, necessário, sem ela, a tendência seria o da inclemência! O deixar morrer, o trucidar etc. <br />
<br />
Agora, há a política partidária, que está intimamente ligada à complexidade da sociedade. Mas, mesmo nesta, se é possível se ter uma ação tendo em conta as motivações. Enfim, da política nada se torna inútil, sem importância, porque ao fim, e ao cabo, está em questão o bem comum, a ordem social, e, porque não dizer, a santificação de cada um!<br />
<br />
Helio <br />
<br />
<br />
Religião e política – reflexões ( c ) <br />
<br />
Um sacerdote faz política?<br />
<br />
É o que mais faz! Constantemente se vê com meios escassos diante de demandas crescentes, a começar pelo seu próprio tempo, assim ele atua de forma a que o resultado final venha a ser o melhor possível. <br />
<br />
Uma mãe de família assim procede em casa, não raro se privando para que as coisas sigam o bom termo! Se bem que nem sempre um sacerdote encontre entre os próximos atitudes carinhosas se comparadas as atitudes de filhos com suas respectivas mães! <br />
<br />
A questão, no entanto, é que o exercício político está impregnado pela temporalidade, ou seja, é momentâneo, circunstancial, efêmero. A política é por índole um procedimento efêmero. E, no entanto, um sacerdote está voltado ao eterno, por força do caminho que escolheu, logo, a depender da gestão desta temporalidade não há o pequeno risco de se comprometer a mensagem deste eterno que lhe cabe transmitir. <br />
<br />
Aponto dois casos, o primeiro é dado pelo Papa João Paulo II. É difícil mencionar seu nome sem ter um particular carinho! <br />
<br />
Pois bem, ele foi político por excelência! Um homem de governo e de estado, e sua atuação política foi coroada no seu enterro! Acaso Yasser Arafat lá se encontrava por causa do Evangelho? E o Bush filho às voltas com uma guerra, de joelhos ao lado do pai, ex-presidente, e de Bill Clinton, outro ex-presidente. Acaso estes são homens religiosos? Assim, a quem lhe foi negado o premio Nobel da Paz, no seu enterro, ensejou o maior encontro de inimigos num único momento e pequeno espaço! <br />
<br />
Vamos para um segundo caso! Na minha paróquia há um jovem sacerdote, de nome Sidney e ele, contou-me uma pessoa próxima, no primeiro encontro do conselho paroquial apareceu com a camisa do Flamengo! Naturalmente que tal procedimento foi merecedor de comentário ... ora, reunião de conselho é algo sério! <br />
<br />
Segue aqui um comentário, a saber, é um erro uma pessoa torcer pelo Flamengo, mas não é pecado, ou seja, não se peca ao torcer pelo Flamengo. Se bem que, no meu ponto de vista, isto é matéria que mereceria maiores estudos. Bom, mas, vamos ao que interessa! <br />
<br />
Sidney é um bom padre, e de forma alguma transforma a sua opção de índole eminentemente temporal em algo que o defina. Assim, acima de tudo ele é sacerdote. Se acaso fizesse de sua opção temporal um elemento de definição, o que ele seria ? Ah, ele é o padre dos flamenguistas e afastaria todos os outros torcedores! Esta situação é extensiva a tantos outros casos que venhamos a conhecer! <br />
<br />
HelioPáginas cristãshttp://www.blogger.com/profile/15798537269836874281noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5100843497834375714.post-45954157733018302392010-12-28T03:37:00.000-08:002010-12-28T03:37:19.897-08:00AlcorãoApós três anos e meio terminei de ler o Alcorão.<br />
<br />
Foi um leitura realizada sem pressa, como se sorvesse um cálice de vinho. <br />
É um belo livro, não é à toa que atrai tantas pessoas. <br />
<br />
Algumas conclusões tirei. <br />
<br />
Não se pode compreender o islamismo enquanto fenômeno político à letra do Alcorão. Melhor passei a compreender a posição do historiador Arnold Toynbee quando compara a experiência cristã com a muçulmana, a saber, a mensagem muçulmana perdeu parte de sua força espiritual quando o então profeta Maomé, em vida, se imiscuiu em questões políticas da época. O Islamismo, desde sua origem, está marcada por uma disputa entre correntes, incorrendo em mortes, que remonta logo após o falecimento de seu fundador. Toynbee observa que Maomé teve cerca de vinte anos de vida pública, das quais a primeira metade foi estritamente voltada à mensagem e formação de um grupo em torno da mesma. Foi uma época que sofreu grande perseguição. Já na segunda metade, ele passa a militar, adentrando na dinâmica política das localidades. <br />
<br />
No Brasil, há um livro muito interessante, do jornalista Ali Kamel, Sob o Islã, que justamente defende esta tese, ou seja, o Alcorão não sustenta extremismo, é um livro bom, cujo primado é tornar as pessoas melhores! <br />
<br />
Outro aspecto que destacaria é na diferença entre a Bíblia (cuja a parte inicial tem as leituras que os judeus também fazem, além dos cristãos que também as realizam junto com o Novo Testamento) e o Alcorão. Este foi escrito por uma pessoa! Aquele por várias, sendo que Aquele que divide a Bíblia, entre velho e novo, nem chegou a escrever, escreveram por ele, e sobre ele! Refiro-me a Jesus Cristo. <br />
<br />
As chamadas suratas no Alcorão atuam na forma de, digamos, dicionário, ou seja, são demonstrações de várias temas e respectivas asserções. No Alcorão, a dinâmica é mais terminativa. Já no caso da Bíblia, com fatos verídicos ou apenas simbólicos, há um aspecto parabólico, ou seja, são situações de pessoas, reinos, que te levam a considerar o teu viver. E este caráter é mais nítido nos evangelhos com suas várias e deliciosas parábolas. <br />
<br />
Por fim, cabe ressaltar que tanto o Alcorão quanto a Bíblia são livros, são letras, instrumentos para chegarmos a Deus, a tratarmos com Ele, a conhecê-Lo, e assim aperfeiçoarmos nosso viver. <br />
<br />
HelioPáginas cristãshttp://www.blogger.com/profile/15798537269836874281noreply@blogger.com0