sábado, 19 de janeiro de 2013


Textos no facebook entre primeiro de julho a  29 de dezembro de 2012

Sobre o Papa João Paulo II

A vida dele é muito interessante. Órfão de mãe muito cedo, é acompanhado pelo pai até uns 20 e poucos anos, ele enfrenta a guerra já sozinho. Amava o teatro, por pouco não seguiu a carreira. A vocação é lenta, brotou com o exemplo vindo do pai. Viveu, se formou num período austero, sua amada Polônia ora invadida pelos nazistas, ora pelos russos. Foi o país da Europa Oriental mais invadido e que simultaneamente  com mais intensidade manteve sua identidade religiosa. Mesmo padre não deixou de encontrar dificuldades, afinal, religião católica era a própria identidade polonesa, mesmo assim soube impor um estilo próprio em suas obras de filosofia e teologia. Queria uma igreja mais aberta, não tão afeita a uma dimensão polaca. Sua ascensão na hierarquia na Igreja foi cercada de surpresa. Sua indicação para Bispo, por exemplo, não decorreu de uma indicação  consensual, era considerado muito novo. Adorava esporte, chegou a esquiar até aos 72 anos. Em uma casa de veraneio, no interior da Itália, chegou a construir uma piscina para praticar natação. O que causou espécie ... um Papa nadando. Enfim, tinha uma saúde de ferro ... que mais ?

para 9 de dezembro

Encontro de família - não há nada mais banal que encontro de família. Pelo encontro se celebra as miudezas da vida, os pequenos detalhes. Usualmente  não há pompa ou circunstância, sem palestra ou troca de salvas. Os encontros, as palavras, tudo muito simples e direto (ou indireto). Não há na existência humana algo que não venha a passar pela família (ou pela ausência dela). A família é tão fundamental que na ausência desta se sente justamente a sua ausência. Nela se celebram os grandes momentos da vida, ou seja, o nascer, o crescer, o amar, o morrer. Ontem participei de um momento único na minha vida, talvez nunca mais se repita, ou seja, participei de uma bodas de diamante (60 anos de casados). Encontro simples, direto, mas com uma carga de vida fantástica, quanta memória, quanta história e quanto amor!

em 2 de dezembro


Tempo de advento - hoje, quem for à missa se deparará com o chamado início do tempo litúrgico. Cada católico, deste modo, vive o tempo civil, que está para terminar, assim como o tempo litúrgico recém-finalizado com a festa do Cristo Rei e reiniciado com o tempo de Advento. O tempo litúrgico prefigura a vida de Jesus Cristo. A Igreja Católica, esta instituição cristã mais antiga , que em pleno século XXI continua em forma , em que pese todos os acidentes e incidentes, convida a todos a participar deste grande momento que é o nascimento de Jesus Cristo. Uma pessoa que no espaço de três anos de vida pública, sem deixar nada escrito, porém deixando em seu lugar um grupo que teria a tarefa de continuar aquilo que iniciou , marcou definitivamente a história humana. Trata-se de um grande mistério !

em 25 de novembro

Qual o sentido da vida ? (1) - Em primeiro lugar, a vida precisa ter sentido ? Se a vida não precisa ter sentido tanto faz ser um assassino, ladrão, corrupto, estuprador, pedófilo ... que mais ? Tudo passa a ser igual ! Assim, a vida precisa ter sentido ! Qual ? Há bons anos atrás, diria quase trinta anos, quando então realizava meu mestrado em geografia pela UFRJ, discutimos um texto de Hannah Arendt na qual a pensadora distinguia o que viria a ser homo sapiens e homo faber. O primeiro seria a base da natureza humana voltada para o saber, o conhecer, a reflexão, enfim; já o homo faber seria uma deturpação neste processo, ou seja, o peso do trabalho, o ritmo da vida ditado pelo trabalho cada vez mais subtraia da pessoa um tempo necessário para refletir. O mundo do trabalho que não foi tão marcante em outros tempos , no nosso adquire uma notória ascendência. Pois bem, hoje, se viesse a ter a mesma discussão conviria tratarmos agora do homo link, ou seja, as pessoas são o que são por força de sua conexão com o mundo virtual, mas a partir disto conviria retomarmos a crítica de Hannah não no sentido de  revalidá-la, ela não viveu nosso tempo para poder melhor entender o que ora nos ocorre , mas entender que há uma nova forma de alienação via link. Explico-me : a pessoa se relaciona com o mundo virtual de forma instantânea, imediata, rápida, na internet não há cultura, há informação. Quando nos deparamos com grandes obras, tais como, Divina Comédia (Dante Alighieri), Dom Quixote (Miguel Cervantes) , Os Lusíadas (Luís de Camões ) , Romeu e Julieta (William Shakespeare), Sertão e Veredas (Guimarães Rosa) etc. se percebe que suas respectivas produções  ao fim e ao cabo têm uma reflexão sobre a condição humana em suas várias facetas, nunca ocorreria via homo link, por exemplo. Cada um dos autores passou pelo momento da solidão, da reflexão, enfim, da maturação da sua forma de conceber o mundo e nele transitar, isto se chama cultura que nos ajuda a buscar um sentido .


dia 2 de novembro

Dia dos mortos - hoje (2/11) é dia dos mortos ! Convém pensar no nosso futuro. É necessário pensarmos na morte! O ser humano se é quando se projeta para o futuro. Ele ambiciona! A morte o ajuda a temperar a vontade, nos ajuda a calcular! Santo Agostinho, em Confissões, nos mostra o quanto somos divididos, somos uma busca em ser e a paixão nos atinge, a luta interior! Qual o sentido do caminho ? Ao fim e ao cabo ele está em nossas mãos! Nós deliberamos. A morte nos amuderece, nos faz considerar os atos à luz de uma trajetória, afora isto, há a própria evolução do corpo. Somos uma busca de ser contando com um corpo, este tem um ritmo próprio. Por isto acredito em Deus; não se é possível imaginar que o ser humano seja estritamente corpóreo, matéria, ele é mais! Tem o dedo de Deus.

dia 28 de outubro -


Uma pérola - hoje , na missa dominical, o padre era um senhor de idade avançada e de quando em quando tropeçava na ordem da sequência litúrgica. No sermão começou de forma protocolar mas no decorrer da homilia começou a aquecer o tema quando saiu do tema propriamente doutrinário (mais afeita às discussões do mundo eclesial e teológico) e adentrou no mundo cotidiano e no que ele ensina, tal como sempre fez Jesus Cristo com suas parábolas, assim a homilia terminou de forma muito viva ao relatar o caso de uma menina que procurou um padre que era cego e lhe ofereceu um de seus olhos, isto diante de uma mãe estarrecida. E dali o padre tirou lições . Bom, ao final da missa , uma freire conclamou a assembléia que cantássemos os parabéns para aquele padre já que neste mês (outubro) ele comemorou 90 anos, isto mesmo, 90 anos! Aí vem a parte saborosa - ele ao agradecer estabeleceu a diferença entre a velhice e o idoso; ele se julga idoso, mas não velho . O idoso é jovial, brinca, ilumina, o velho não , é amargo, sempre reclama. O velho é incapaz de olhar para o futuro (mesmo pequeno) , só olha para trás de forma amarga. O idoso não, ainda acredita!


face em  6 de outubro

São Josemaria Escrivá - há dez anos atrás Josemaria Escrivá (1902-1975) era considerado santo pela Igreja Católica. Com ele, no espaço de uma semana, mencionei três santos que formaram e formam minha identidade católica. Nada mais dispare compararmos São Francisco de Assis, Santa Terezinha e São Josemaria Escrivá em termos de época, situações vividas e mensagens; no entanto, o substrato é comum. O que torna alguém católico? Isto decorre de uma busca, de uma entrega , de um encontro, desencontro, há uma vida em curso; mas não uma vida comum como tomar café e ir trabalhar, esta apenas esconde o mistério da vida. A rigor, a vida é um mistério e para decifrá-la não basta tomar café e ir trabalhar. Ao fim e ao cabo a consideração deste mistério, a busca de uma resposta , pertence a um roteiro que cada um cabe percorrer; percorri o meu, as pessoas mencionadas muito me ajudaram.

São Francisco de Assis foi a porta de entrada, mas até hoje continuo utilizando-a; Santa Terezinha, dos três a única doutora da Igreja, só vim a ter noção de seu porte quando li com cuidado seu livro; já São Josemaria Escrivá pertence a uma fase mais adulta enfatizando a importância da vida ordinária.


face em 4 de outubro

São Francisco de Assis -  hoje, 4 de outubro , é dia de São Francisco de Assis (1182-1226) . Já estive em sua cidade, na Itália, é impressionante a sua marca. A cidade praticamente parou. É possível notar claros traços medievais mesmo após 830 anos. É uma expressão do quanto o espírito se sobrepõe à matéria. Aliás, a espécie humana é fruto desta vitória, afinal, o ser humano não é forte como um gorila, não tem uma visão poderosa como o de uma águia, nem audição de um morcego , nem o olfato de um cão; porém, quem constrói a história é a espécie humana por força de sua criatividade, capacidade de superação, e , fundamentalmente, esperança.

face em 30 de setembro

Santa Terezinha - hoje, dia 30 de setembro, é dia de Santa Terezinha (1873-1897). Faleceu com 24 anos e foi declarada doutora da Igreja em 1997 por João Paulo II. Ora, como uma jovem de 24 é considerada como doutora da Igreja ? Foi isto que considerei ao comentar sua obra -  História de uma alma - em



face em 27 de agosto

Catolicismo (VII) - Neste último domingo a missa utilizou um texto que costuma receber severas críticas por parte das mulheres, a saber: "Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. Ora, assim como a igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo  amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim os maridos devem amar as suas mulheres como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Certamente ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo fez à sua Igreja - porque somos membros de seu corpo. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher e os dois constituirão uma só carne ( Gen 2,24). Este mistério é grande, quero dizer , com referência a Cristo e à Igreja. Em resumo, o que importa é que cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite a seu marido." (passagem encontrada em Efésios 5 , 21-33. )

Comentário - o presente texto pode ser visto como uma espécie de hino. Ele vaga, balança, senão vejamos : o texto começa tratando de iguais ... "sujeitai-vos uns aos outros" .... mas depois desequilibra ... "mulheres sejam submissas a seus maridos" mas depois retorna ... "como Cristou amou a Igreja e se entregou por ela" ... Ou seja, trata-se de uma submissão feminina a quem está disposto a morrer por ela! A rigor, são duas submissões, no resumo do texto isto fica claro, ou seja, uma mulher submissa a um homem disposto a morrer por ela. Não é a mulher que morre, é o homem, assim como, quem sai de casa não é a mulher, é o homem! No mistério da relação entre Cristo e Igreja temos uma influxo deste mesmo mistério na relação entre homem e mulher numa perspectiva católica. 

face em 12 de agosto

Catolicismo (VI ) - "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" . Esta é uma orientação que inspira a Igreja Católica! Ora com sucesso, ora sem sucesso, ora mais, ora menos, o fundamental é que há uma secularidade benigna nas atividades humanas, não hostil à religião. Há uma arte, uma economia, um sport etc. que não precisam ter chancela religiosa ! Nisto encontra-se grande parte da força da chamada civilização ocidental; o seu drama atual está que agora ollha muito mais  para César do que para quem a sempre inspirou.


face em 3 de agosto

A afeição humana vem se tornando canina, felina, eqüina, bovina e tudo que possa se tornar. Num único dia passei por três cenas, na primeira uma vizinha chegando em casa fala - mamãe chegou ! Falava para sua gata. Na rua, uma senhora levava  num carrinho de bebê um pequeno cão. Mais tarde, uma outra pessoa , com todo esmero e carinho levava numa espécie de coberta um pequeno cão ou gato.

Já vi programa de tv divulgando a ideia - ao seu bebe  dê um cachorro ! Um mensagem subliminar clara, dê um bicho e não outro irmão!

Esta humanização daquilo que não passa de um bicho vem quebrando uma noção elementar de solidariedade e de atenção ao outro. É uma diminuição do padrão afetivo afinal bicho é bicho. Não há gato cientista, cão desportista com jogadas geniais, cavalo que escreva ....

A rigor, isto significa muita solidão !

Para combatê-la há de se usar meios!

Não há na história humana comprovação de que uma pessoa possa ser o que vem a ser a partir de convívio com bicho. O humano torna-se tal na convivência com outro igual. Aprende a falar, a escrever ,  a recitar , a tocar instrumento ! Bicho algum ensina isto.

face em 2 de agosto

Oração - quando faço oração à tarde, às 16 h. por exemplo, me vem a ideia que minha vida se encontra a esta hora, ou seja, o dia está claro ( minha vida está ativa), mas não tem mais o calor do meio dia. O dia está claro mas não tenho mais a mesma expectativa de futuro que a vida teria se simbolicamente estivesse se iniciando, como se nos encontrássemos às 8h. da manhã.

Porém, no dia seguinte, de manhã, às 6 h. numa nova oração , mesmo percebendo que minha vida se encontra às 16 h. mas hoje, dia 2 de agosto, tenho todo  dia pela frente.

É bom viver, a oração nos introduz numa perspectiva mais simples e profunda do viver.


face em 28 de julho


Catolicismo ( V ) A sexualidade na Bíblia significa ato de conhecer. E Abraão conheceu Sara e esta gerou Isaac.

A sexualidade na  perspectiva do Evangelho valoriza  a mulher. "Deixarás pai e mãe e unir-se-á a uma mulher e constituirá uma só carne" Qual a reação encontrada no próprio Evangelho ? Não vale a pena se casar ! Parece que ainda hoje continua o mesmo pensamento ...

Agora, sendo a sexualidade tão valorizada como podemos compreender a virgindade e o celibato ? Estes são possíveis para alguns. É como se o mais alto grau da radicalidade da vontade humana se expresse desta forma.

As pessoas mais insignes encontradas na história da Igreja Católica estão entre estes.


face em 21 de julho e 2012

Catolicismo ( 4 ) - a raiz do catolicismo é judaica: Jesus Cristo , um judeu; Maria, uma judia; Pedro, outro judeu. O catolicismo deve muito ao judaísmo; a diferença está que o catolicismo não se limitou a ele ... vinho novo em odres novos. O catolicismo não se constituiu enquanto um povo, é composto por povos, mas o judaísmo se concebe um único povo. Um dos povos que mais tem sofrido na história humana, único na história que tendo território o perdeu para então recuperá-lo séculos depois (sem que sua tradição e cultura se dissipasse). Este lado sofrido do povo judeu tem muito a ver por ser a expressão da transcendência na história humana que , por sua vez, reluta tenazmente em aceitar. Bem disse Jesus Cristo , não somos deste mundo e Santo Agostinho muito apropriadamente escreveu sobre as duas cidades.


face em 15 de julho de 2012


Catolicismo ( 3 ) -  lá com meus vinte anos não gostava de D. Eugenio de Araujo Salles. Entendia-o como uma pessoa sisuda e hermética em seus textos e palestras. Citações e mais citações. Aprazia-me o estilo do então cardeal primaz que tinha um estilo mais direto e simples em sua comunicação. Ocorreu, no entanto, ao longo dos anos , melhor conhecer D. Eugenio pela linguagem dos fatos. A primeira surpresa se deu por uma professora cuja irmã , advogada, trabalhava na Pastoral da Favela na Arquidiocese, esta nos revelou que durante a ditadura ele alugou vários imóveis para alojar perseguidos políticos. Ainda, o jornalista Elio Gaspari, que sempre demonstrou  respeito por D. Eugenio , afirmou num de seus artigos algo que nunca mais esqueci, a saber, D. Eugenio nunca quis aparecer! Embora tenha feito muito , por exemplo, a Campanha da Fraternidade , Banco da providência etc. Um grande homem faleceu nesta semana.


Face em 7 de julho de 2012

CATOLICISMO ( 2 ) - ao acompanharmos a história do catolicismo percebemos que esta é marcada pela dor desde a primeira hora. Ser católico não é algo popular! O católico se distancia e é distanciado. Está no mundo mas não é do mundo. Ama o mundo sem ser do mundo. É uma dinâmica, um exercício, uma luta interior constante. A talha de um católico está justamente nesta vida interior/luta interior. Vida interior/luta interior significa a percepção de que em sua carne encontra-se o sobrenatural, no cotidiano encontra-se o eterno.


Face em 1 de julho de 2012

CATOLICISMO ( I ) -  o catolicismo surge na história humana sob a signe da destruição. A cruz é uma tentativa desesperada de destruí-lo na pessoa de seu líder. O Evangelho antes de ser uma doutrina é um relato de um acontecimento. Desde então até os dias atuais o católico está constantemente versado na ideia de que desaparecerá . Dizer que o Brasil já foi católico e é menos é erro no sentido histórico. Ser católico não é o ato de denominar-se como tal, se antes as pessoas o faziam e hoje o fazem menos isto não traduz qual o nível de vida interior encontrado. História por história não vejo grande diferença entre o século XIX com o momento atual em termos de vida interior. No século XIX nós tínhamos escravidão, por exemplo, atualmente temos Bolsa Família e salário mínimo que significam a versão moderna da escravatura.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário